22 janeiro 2015

Planejando uma viagem para a Europa - Decidindo o Roteiro

Edimburgo, Escócia

"O euro tá caro." "Vai estar frio demais". "Você nunca saiu do Brasil." "Pelo menos você fala inglês."
Estes são alguns exemplos de comentários que ando ouvindo sobre a minha próxima viagem. Março tiro férias e junto com dois amigos vou fazer um mini tour pela Europa.



Estamos planejando desde o começo de janeiro e te contar... não é tão fácil. Como disse meu sábio companheiro de viagem: O fácil é decidir que vai. Depois começa a ficar difícil até passar para o nível expert.

Claro que é divertido, e estamos avançando os níveis pouco a pouco. Decidi então compartilhar aqui os resultados de cada obstáculo vencido. Começando com o que parece ser a coisa mais óbvia: para onde ir?

LÓGICA GEOGRÁFICA

Veja bem, parece simples, mas na realidade não é. Não se você vai visitar mais de um país no trajeto todo. Começamos querendo ir por Londres e voltar por Paris. Agora a coisa já mudou para ir por Londres e voltar por Frankfurt. Então começou o leilão de países em que passaríamos depois da Inglaterra e antes da Alemanha. Pensamos na Irlanda. Pensamos em Portugal, pensamos na França, pensamos até na Rússia. Eu sei que é empolgante perceber o mundo de possibilidades. Mas ABRA UM MAPA DA EUROPA. Existem roteiros que simplesmente não fazem sentido. Exemplo: começo na Inglaterra, vou para Paris, depois para a Irlanda, e aí volto para Frankfurt.

Mas a Irlanda não fica em outra ilha?!

Tente fazer o mais próximo de uma linha reta ou pelo menos um círculo se for voltar por onde começou. Ou quem sabe a letra U. Só fuja de ir numa direção para depois ter que voltar. Isso toma tempo e dinheiro.

VEJA OS PREÇOS

Também acontece de alguns lugares serem mais acessíveis que outros. Exemplo de Portugal. Se saíssemos de Londres, passássemos em Paris, de lá descêssemos até Lisboa então irmos para Frankfurt esse último trecho seria muito mais difícil de fazer do que Amsterdam - Frankfurt. Claro, se valer a pena, faça sem pensar duas vezes, mas como nosso dinheiro está bem contadinho, valeria mais conhecer Portugal se fizéssemos algo como Portugal - Espanha - França. 




TREM X AVIÃO

A Europa é o reino dos trens de alta velocidade. Com algumas conexões você chega onde quiser e de onde quiser. Mas a terrinha também é rainha das Low Costs (empresas aéreas de baixo custo). No fim o que vale mais a pena? Eu digo, depende muito. No nosso caso optamos por fazer todos os trechos de trem (sério mesmo). Conseguimos preços quase idênticos aos de aviões em alguns casos e em outros mais baratos. Fugimos dos aviões por três motivos: 1) Uma de nós tem pavor de voar 2) Muitas empresas cobram por bagagem despachada quando o passageiro opta pela tarifa mais em conta 3) Queremos ver paisagens, muitas paisagens. Como tudo lá é relativamente perto o trecho mais longo será de mais ou menos cinco horas.



VERIFIQUE COMO ANDA O LUGAR

Com os atentados recentes em Paris, achamos melhor adiar a visita à terra do Louvre e trocamos pela cidade das bicicletas, dos canais e do banquinho onde foi filmado A Culpa é das Estrelas. Eu acho que até lá a situação vai ter voltado ao normal, mas nunca se sabe. Do jeito que o mundo anda maluco é sempre bom pesquisar se não anda havendo nenhum conflito, guerra civil, esse tipo de coisa.

TEMPO TAMBÉM CONTA?

Se seu destino for algum lugar do hemisfério norte, mantenha em mente que o tempo vai estar o oposto do que está aqui. Em São Paulo fritamos, em Londres congelamos. O frio em excesso é um problema para você? Ou o calor? Leve isso em consideração. Existem lugares como o norte da Europa que as vezes fica tão frio que você vai querer ficar só dentro do hotel. Claro que na maioria das vezes não podemos escolher o mês que tiraremos férias, então se for inevitável encarar o frio vá bem preparado e procure dicas sobre o assunto. O blog 360 Meridianos fez um post com dicas de encarar o frio na Europa muito bacana.



PASSE PARA O PRÓXIMO PASSO

Uma vez decididos os lugares chega a hora de decidir ONDE ficar em cada um deles. Foi nosso segundo desafio e te garanto pode parecer difícil, mas na verdade é bem mais fácil.


Curtiu? Deixe um like na página do facebook e nos conte suas experiências!

3 comentários:

  1. Ahhhhhhh me leva também rsrs
    São ótimas dicas, mas como a Europa ainda está muito longe do meu alcance, deixo pra daqui alguns anos...
    Boa sorteee e espero anciosa pra ver seus próximos posts!

    ResponderExcluir
  2. Que sonho! Pretendo fazer um mochilão para Europa daqui a dois anos e já estou ficando louca com tantas possibilidades para escolher. Adorei suas dicas.
    Post favoritado, haha.
    Beijoooos
    http://cariocasdaclara.blogspot.com.br/2015/01/praia-do-forno-arraial-do-cabo-rj.html

    ResponderExcluir
  3. Toda viagem é um sonho, mas uma pra Europa já é mais que isso! Pretendo um dia passar uma temporada por lá, por isso, obrigado pelas dicas e parabéns pelo blog!

    http://blogdocmedeiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

E aí o que achou? Comenta; é rapidinho!